O Jateamento abrasivo é um processo de tratamento a frio e em altas velocidades, para remover camadas indesejadas, como tintas envelhecidas, por exemplo. Basicamente, é um método que faz o arremesso de um fluxo contra uma determinada estrutura metálica, resultando em uma superfície totalmente limpa e com textura rugosa. Esse processo é uma medida eficiente de proteção anticorrosiva.
Todo processo de pintura precisa ser antecedido pelo tratamento da superfície, removendo materiais que possam impedir o contato da tinta com a superfície, como pó, gorduras, óleos, ferrugens, etc. Essa limpeza é feita no Jateamento abrasivo, onde esse processo de limpeza influencia diretamente na qualidade da pintura e, consequentemente, na durabilidade da estrutura que recebe esse jateamento.
Essencialmente, o Jateamento abrasivo é um tratamento da superfície, ou seja, a preparação para a posterior aplicação de revestimentos ou tintas, sendo o método mais eficiente para remover óxidos e substâncias presentes na superfície metálica, aplicando abrasivos projetados em altas pressões. Esse tipo de limpeza é muito utilizada, por apresentar grande eficiência e por deixar a superfície pronta para receber a tinta.
O Jateamento abrasivo é muito utilizado na fabricação de estruturas metálicas, onde é feito através do impacto de partículas, geralmente abrasivas, que são impelidas com a alta velocidade contra a superfície a ser limpa. Essa técnica de limpeza elimina todas as impurezas superficiais e confere rugosidade à superfície, permitindo a melhor absorção dos produtos aplicados.
Optar pelo Jateamento abrasivo permite que o processo de pintura seja feito de forma mais rápida. Isso acontece porque esse procedimento faz com que a pintura não precise cobrir pontos onde há manchas e sujeiras, precisando apenas uma mão de tinta, de maneira uniforme, em toda a superfície. Com isso, o processo de Jateamento abrasivo tem se tornado cada vez mais importante na fabricação de estruturas metálicas.